MENU

07/11/2021 às 13h49min - Atualizada em 07/11/2021 às 13h49min

Simulado com mais de 10 mil alunos prepara para prova da Educação Básica

Prova que visa melhor desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed
http://www.maceio.al.gov.br/
As provas serão aplicadas entre os dias 8 e 1 2de novembro. Foto: Reprodução
A partir de segunda-feira (8) até o dia 12 de novembro será realizado um simulado, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para alunos do Ensino Fundamental de Maceió, cujo objetivo é prepará-los para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro. 


De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros, cerca de 10.789 alunos dos 2º, 5º e 9º anos, de 67 escolas de Maceió, vão realizar a prova, que será composta de questões voltadas para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Ela explica que a Rede possui 90 unidades com Ensino Fundamental, mas apenas 67 participarão, pois as outras ainda não retornaram com o ensino presencial.

A coordenadora destaca que o objetivo da elaboração do simulado adequará o nível de aprendizagem dos estudantes que tiveram déficit pelas lacunas deixadas em função da pandemia.

Juliane Medeiros destaca a importância do simulado. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

“Hoje temos parte de nossas escolas no ensino remoto e outras na modalidade híbrida, tendo isso em vista, observamos perdas de aprendizagem e, nesse sentido, a partir do acompanhamento pedagógico vimos que possuímos muitos estudantes que não estão no nível adequado de aprendizagem. Os simulados, além de contribuir com o preparo do aluno, ajudarão no planejamento das escolas sobre a recuperação dessas lacunas”, apontou Juliane.

A logística da aplicação das provas, tendo em vista que envolve turmas de dois turnos, ficará a cargo da direção das escolas por conta do distanciamento social e do limite de alunos dentro das salas de aulas, segundo a coordenadora.

Segundo Juliane Medeiros, os resultados do simulado preparatório poderão contribuir também, não somente para o Saeb, como para o planejamento do professor. “As nossas provas são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz o nível de habilidade que cada estudante deverá ter em determinado ano letivo”, concluiu.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

58.2%
25.4%
16.4%