MENU

06/11/2021 às 14h01min - Atualizada em 06/11/2021 às 14h01min

Secretário de Educação marca presença em seminário estadual de dirigentes

Encontro discutiu a política de financiamento da Educação no Brasil e contou com a presença de autoridades da área

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed
http://www.maceio.al.gov.br/
Secretário de Educação, Elder Maia. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, marcou presença nesta sexta-feira (5), no III Seminário Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL). Esta edição do encontro ocorreu no auditório da Uninassau e discutiu a Política de Financiamento da Educação no Brasil e os programas federais.

De acordo com o secretário Elder Maia, os debates são importantes para o desenvolvimento das políticas educacionais do país. “Foi muito oportuno e valioso porque produz uma troca de conhecimento acerca de temas extremamente importantes que estão marcando o ano de 2021 e que vão continuar marcando o ano de 2022 na educação pública brasileira”, avalia.

Ao iniciar seu discurso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou da felicidade em ver os prefeitos e secretários reunidos para escutar e se capacitar com o intuito de melhor servir seus municípios.

“Vamos fazer um diagnóstico para que possamos tomar ações efetivas. É isso que queremos dar aos senhores, uma posição de avaliação acerca da educação do seu estado e do seu município”, frisou.

Os encontros tiveram início na quinta-feira (4) com a presença de articuladores e autoridades na área da Educação, com mesas redondas, palestras e painéis. Na manhã desta sexta-feira (5), uma solenidade de abertura com a presença do secretário Elder Maia, da presidente da Undime-AL, Noêmia Maria Barroso Pereira Santos e Garigham Amarante, diretor de ações educacionais do Fundo Nacional Para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Noêmia Maria Barroso Pereira Santos, presidente da Undime. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Noêmia destacou a importância dos investimentos na educação. “Sabemos que temos passado por momentos de muitas dificuldades, com cortes significativos na área da Educação, que comprometem diretamente o cumprimento das nossas metas. Não se pode falar em uma política estruturante de Educação sem entender que é necessário analisar com todo cuidado a crise financeira que temos percebido na área educacional”.

Ainda durante a manhã, com a presença dos especialistas em direito educacional Luiz Geraldo Monteiro e Milton Canuto, uma mesa redonda discutiu “o novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado para a Educação Básica pública”. Já durante a tarde, se discutiu “o avanço da política de financiamento da educação no Brasil”, com o ministro da Educação Milton Ribeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o diretor de ações educacionais do FNDE, Garigham Amarante.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

58.2%
25.4%
16.4%