A reestruturação da rede hospitalar em Alagoas não para e, agora, a segunda maior cidade do Estado será beneficiada com um novo equipamento de grande porte, o Hospital Metropolitano do Agreste. O governador Renan Filho e o secretário executivo de Saúde, Marcos Ramalho, autorizaram o início das obras nesta quinta-feira (28), durante as comemorações dos 97 anos de Arapiraca.
O hospital terá 256 leitos, sendo 38 de urgência e emergência, 38 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sala de recuperação e outros 180 leitos de internação e isolamento. Terá também um bloco cirúrgico, além de o setor de diagnóstico por imagem, com aparelhos como tomógrafo, raio-x e ressonância magnética. Integrado ao hospital, será construído o novo Hemocentro de Arapiraca. Segundo o governador, serão destinados cerca de R$ 169 milhões para essas obras, representando o maior investimento já feito em saúde pública na região.
"Isso é muito significativo e vai gerar três mil empregos diretos em um futuro próximo, 600 durante a obra. Vai ser fundamental para que Arapiraca ajude a atender toda a 2ª macrorregião de saúde, que engloba o Agreste e o Sertão", disse Renan Filho.
Para o secretário executivo Marcos Ramalho, a assinatura dessa ordem de serviço "é mais um marco da revolução da saúde de Alagoas e vai transformar a vida das pessoas".
O hospital será construído no bairro Canafístula, em uma área de aproximadamente 25 mil m². O atual Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) migra para a estrutura do Metropolitano e contará com atendimento ao doador na sala de coleta, laboratório de processamento de sangue, sala de transfusão coletiva adulta e pediátrica, e consultórios. Terá ainda um setor de diagnóstico por imagem com ultrassonografia e outros exames.
O prefeito Luciano Barbosa enalteceu a iniciativa do Governo do Estado em realizar mais esse investimento no município. "Estou muito feliz em trazer essas obras nesses 97 anos de vida de Arapiraca. Esse hospital é um compromisso que o governador Renan Filho assumiu desde o primeiro mandato, porque já entendia a necessidade de um equipamento desse porte na nossa região", lembrou.
Ele ainda destacou a importância dada pela atual gestão estadual à cidade, enxergando Arapiraca como vetor de desenvolvimento do Estado e, por isso, digna de receber investimentos como as duplicações até Maceió, São Sebastião, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia.
Nos próximos dias, o governador deve voltar ao município para autorizar a construção de dois acessos, a Batinga e à Vila Aparecida, entregar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e ainda lançar a pavimentação de diversas ruas da cidade.