Aproximadamente 40.700 mil pessoas estão recebendo o benefício do Programa Bolsa Escola Municipal (BEM), uma importante iniciativa da Prefeitura de Maceió na transferência de renda, com valores que iniciam em R$ 70,00 e chegam a R$ 300,00. A importância do benefício é destacada pelas mães dos estudantes, sobretudo neste momento de retomada das aulas e pandemia.
Os pagamentos são autorizados todos os meses pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e no final de setembro, o prefeito de Maceió, JHC, garantiu a prorrogação do BEM até dezembro deste ano.
Para Valéria Alves, moradora da Grota do Cigano, no Jacintinho, e mãe da aluna Kauany Vitória da Silva Ferreira, de 11 anos, do 6° ano da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, do Jacintinho, as três parcelas do BEM já recebidas causaram um impacto positivo no orçamento familiar e educativo.
“Estou desempregada há cinco anos, sou chefe de família e o Bolsa Escola Municipal tem sido fundamental para manutenção da casa, contribuindo diretamente para a compra dos lanches para minha filha e materiais escolares. Está sendo uma ótima ajuda”, ressalta.
Doméstica, Daniela Rodrigues é mãe de Alex Gutemberg, aluno do 7º ano da Escola Kátia Assunção, do Jacintinho. Ela destaca a importância do programa e como tem ajudado dentro de casa.
“A minha única renda era o Bolsa Família e às vezes eu faço faxina para ganhar mais alguma coisa. E o BEM tem me ajudado muito porque é um dinheiro a mais no final do mês”, pontuou.
Daniela Rodrigues e o filho Alex Gutemberg agradecem pelo benefício do BEM. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed. Secretário Elder Maia destaca a contribuição do benefício para manutenção dos alunos nas escolas.
A prorrogação do pagamento do Bolsa Escola Municipal também é comentada e, ao mesmo tempo, comemorada por Valéria Alves, mãe de Kauany. “Uma benção, uma maravilha, porque é uma ajuda importante para a gente. Só temos a agradecer”.
Alunos na escola – A manutenção dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino é uma das principais propostas do Bolsa Escola Municipal. De acordo com o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, a transferência de renda às famílias tem surtido um excelente efeito.
“O BEM tem o objetivo de manter os estudantes na nossa rede municipal. Mesmo antes do lançamento, havíamos expandido as matrículas e, agora, em razão do BEM, notamos maior presença nas escolas. O benefício contempla quase 41 mil pessoas e contamos com 53 mil alunos matriculados nas escolas”, afirmou o secretário, que também revelou um aumento de 10% no número de matrículas em comparação a 2020.
Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed