MENU

12/10/2021 às 18h55min - Atualizada em 12/10/2021 às 18h55min

Cmeis da rede municipal promovem atividades em alusão ao Dia das Crianças

Atividades ajudam promover a interação entre as crianças e o desenvolvimento de seu intelecto

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed
http://www.maceio.al.gov.br/
Foto: Ascom Semed

Com o intuito de promover atividades em alusão ao mês da criança, os Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis), estão promovendo uma série de ações envolvendo brincadeiras e atividades lúdicas, onde o principal protagonista é a criança. As atividades envolvem oficinas em sala de aula, oficina pintura,  teatro de fantoche,  oficina de brincadeira e construção de brinquedos.

Essas iniciativas ocorrerão de forma presencial e online, e reforçam o valor da infância e o direito das crianças vivenciarem essa fase de maneira mais eficiente. Com a pandemia, muitas delas estiveram distantes dessas vivências, e por isso, as ações por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e as unidades escolares tem o intuito de garantir com que o retorno seja o mais benéfico e proveitoso para as crianças,  como explica a coordenadora da Educação Infantil da rede, doutora Patrícia Siqueira.

“Com essas atividades reafirmamos o direito da criança de ser criança, para que dessa forma, ela possa aproveitar sua infância. É importante registrar essas iniciativas do cotidiano dos Cmeis, reforçando a sua importância nessa data tão representativa”.


Atividades comemoram semana em alusão ao dia das crianças

As atividades do mês da criança estão sendo desenvolvidas com toda equipe das creches, envolvendo direção, coordenação e os professores da unidade, e além de marcar a data, são um importante instrumento pedagógico para a volta às aulas.  No Cmei Donizetti Calheiros, no bairro da Santa Lúcia, as atividades já começam com força total, através de construção de brinquedos com reciclados, pinturas e apresentações de histórias clássicas com fantoches.


Atividades comemoram semana em alusão ao dia das crianças

De acordo com a diretora do Cmei, Tereza Cristina  Acioly Tenório, as ações ajudam promover um retorno mais prazeroso, promovendo um retorno bastante positivo por parte das crianças.


Diretora Tereza Cristina Acioly Tenório. Foto: Ascom Semed

“Transformamos as salas em oficinas para que as crianças participem ativamente do dia das crianças, e a recepção das crianças em relação às atividades está sendo ótima e muito produtiva. Depois desse tempo em casa, parece que eles nunca tinham visto uma tinta, um brinquedo”, disse a diretora.

Algumas  creches começam as atividades especiais do dia da criança na semana que vem, como o Cmei Heloísa de Gusmão, localizado no bairro do Benedito Bentes, que na próxima quarta-feira (13) irá realizar uma série  de ações simultâneas com sala de jogos, circuitos, contações de histórias e brincadeiras. De acordo com a vice-diretora Walkiria Oliveira, essas atividades são essenciais para o desenvolvimento pedagógico e ressaltam um momento focado nessa data.


Cmei Heloísa de Gusmão nos preparativos para a comemoração do dia das crianças

“Atividades como essa são importantes, pois promovem um momento totalmente voltado para eles, ainda mais nessa data tão especial. Todas as ações têm objetivos , desenvolvem coordenação motora, trabalho em equipe e desenvolvem um trabalho pedagógico e ao mesmo tempo as competências sócio emocionais”, diz a vice-diretora.

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

58.2%
25.4%
16.4%