Os estudantes de várias escolas da rede municipal de educação aguardam ansiosos a semana de visitas aos restaurantes da capital, que se inicia já nesta segunda-feira (11). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL).
As visitas ocorrem até a quinta-feira (14) e busca inserir os estudantes do Ensino Fundamental, de idades entre 6 e 12 anos, nos restaurantes de Maceió e proporcionar um momento de lazer, com atividades recreativas e visitas às cozinhas dos estabelecimentos. Ao todo, serão 1.850 crianças e 44 estabelecimentos comerciais envolvidos.
Emília Caldas, secretária-adjunta de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diz que a ação é importante para levar novas experiências para as crianças da rede. “Muitos estudantes não têm a oportunidade de frequentar restaurantes do nível que eles irão conhecer, e com esta ação iremos levá-los para dentro destes ambientes para prestigiar a nossa culinária local”, diz.
Uma dessas instituições é a Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, da Cidade Universitária, que está programada para visitar um dos restaurantes às 14h de segunda-feira (11). Com 50 estudantes participantes, o diretor Danilo dos Santos Melo diz que as crianças estão com ansiosas pela visita.
Fotos: Ascom Semed
“Esses eventos são muito importantes para as nossas crianças. Temos uma demanda muito grande daqui do Conjunto Maceió I, que são meninos carentes e podem ter a oportunidade de conhecer lugares que nem sonhariam”, afirma. “Nossas expectativas são as melhores, participamos em anos anteriores e sabemos o ótimo serviço que eles nos proporcionam”.
Fotos: Ascom Semed
A coordenadora de programas e projetos educacionais da Semed, Kátia Lessa, ressalta a proximidade do dia das crianças e a oportunidade de os pequenos aprimorarem seus conhecimentos. “É um momento muito bom para os estudantes, que têm a possibilidade de conhecer a culinária de Maceió. A expectativa é grande tanto para as escolas quanto para os estudantes”, pontua.
Ascom SMS