A capacitação orienta sobre práticas adequadas de segurança alimentar, normas sanitárias para conservação, armazenamento, exposição e fracionamento de produtos perecíveis. Comerciantes e funcionários também são orientados sobre riscos sanitários e as penalidades previstas, caso a empresa não cumpra com as normas de sanitização.
O coordenador da Vigilância Sanitária destaca a importância dos estabelecimentos seguirem as normas sanitárias e as condutas adequadas à manipulação dos alimentos, com especial atenção aos produtos perecíveis, como carnes e laticínios.
“Fazemos esse trabalho educativo para orientar gerentes e funcionários de estabelecimentos comerciais e produtores de alimentos sobre a promoção da segurança alimentar e cumprimento das normas sanitárias para eliminar eventuais riscos à saúde da população maceioense. Na última semana encerramos o ciclo de capacitações para o segmento de avícolas e seguimos com supermercados e restaurantes”, afirma Airton Santos.
A Vigilância mantém uma agenda diária de fiscalização e capacitação com a finalidade de inspecionar as condições sanitárias dos estabelecimentos e dos produtos que produzem e comercializam, orientando comerciantes e funcionários sobre práticas adequadas para manter o controle sanitário e garantir o consumo saudável.
Disque Denúncia
Os maceioenses dispõem do serviço de disque denúncia, que podem acessar caso observem descumprimento das normas sanitárias. O contato pode ser feito por meio do número 3312-5495.
Ascom SMS