Mais uma vez, o projeto promoveu diversas atividades para as crianças, dentre elas aulas de capoeira e arco e flecha, todas orientadas pelos guardas municipais. Além de receberem orientações sobre a fauna e flora local e a importância da preservação do meio ambiente.
“Esta segunda edição do Domingo com a Guarda foi muito especial pois trouxemos crianças do Conjunto Cidade Sorriso, um local que tem altos índices de violência. Aqui no projeto a gente ensina valores positivos para que elas possam levar por toda a vida, como respeito aos pais, união, a importância da educação e a preservação do meio ambiente. Assim, eles podem ter uma vida melhor em comunidade e replicar os valores aqui aprendidos”, afirmou o secretário da Semscs, Thiago Prado.
Crianças do Conjunto Cidade Sorriso 1 participam de segunda edição do Domingo com a Guarda. Foto: Alberto Jorge/ Ascom Semscs
Para Vânia Teixeira, integrante da Cooperativa das Marisqueiras do Cidade Sorriso 1, é gratificante ver as crianças tendo um momento de lazer e conhecendo lugares além da comunidade. “Estamos muito gratos por este passeio, em um local que nós nem conhecíamos. São 30 crianças, de 3 até 10 anos, que estão aqui, conhecendo e aprendendo coisas diferentes, que eles não tinham oportunidade, em um espaço tão alegre. Até nós que somos adultos estamos maravilhados, é um momento inesquecível”, contou.
Crianças do Conjunto Cidade Sorriso 1 participam de segunda edição do Domingo com a Guarda. Fotos: Alberto Jorge/ Ascom Semscs
A ação deste domingo contou com a parceria da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Para a coordenadora de Áreas Verdes, Parques e Hortos, Rafaela Brito, este também é um momento de conscientização. “Essa é a primeira vez do Domingo com a Guarda no Parque Municipal. As crianças estão visitando nosso museu, fazendo trilhas guiadas, recebendo informações sobre fauna, flora, sobre os animais que vivem aqui no parque, e o mais importante, vão se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, que é um dever de todos”, finalizou.
Erika Santana (estagiária)/Ascom Semscs