A demolição aconteceu após recomendação da Defesa Civil de Maceió, uma vez que foi constatado que o espaço tinha risco iminente de desabamento e colocava em risco pessoas que transitam pela região. Durante vistoria no mês de julho, os agentes da Defesa Civil encontraram fiações expostas, problemas no telhado e danos estruturais causados pelo avanço da maré.
A barraca chegou a ser interditada por fiscais da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, além de ter sido notificada pela Vigilância Sanitária, por descumprimento de normas sanitárias, e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, com relação à manutenção predial, por constatar que o prédio colocava em risco a segurança dos pedestres.
Barraca foi demolida por apresentar riscos à população. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Ação de demolição contou com o apoio das Superintendências Municipais de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que operacionalizou a demolição, e de Transportes e Trânsito (SMTT), que auxiliou os trabalhos disciplinando o trânsito local.
De acordo com Thiago Prado, secretário de Convívio Social, a demolição da barraca é o resultado final do processo de fiscalização, onde o proprietário foi notificado, o estabelecimento interditado e, após recomendação da Defesa Civil de Maceió, a estrutura foi derrubada.
Fotos: Victor Vercant/Secom Maceió
“Essa foi a etapa final da fiscalização que identificou diversas irregularidades e deficiências estruturais na barraca. A demolição foi feita para garantir mais segurança ao maceioense em razão da iminência de desabamento, comprovada pela Defesa Civil. O local apresentava grande risco de acidentes para a população que transita diariamente pelo calçadão da orla de Maceió”, destacou o secretário.
Thiago Prado, secretário de Convívio Social. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Após a limpeza completa da área onde ficava a barraca, a Prefeitura irá construir um mirante de área contemplativa, como uma extensão do calçadão da orla de Maceió, para que maceioenses e turistas possam admirar as belezas naturais da capital alagoana.
Barraca apresentava risco iminente de desabamento. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
João Victor Barroso/Ascom Semscs