MENU

17/08/2021 às 20h51min - Atualizada em 17/08/2021 às 20h51min

LUTO! Morre o jornalista e historiador Lauthenay Perdigão

Bruno Soriano
https://www.tnh1.com.br/
Lauthenay Perdigão reuniu, no Museu do Esporte, vasto acervo da memória esportiva alagoana e nacional | Arquivo/Agência Alagoas

Morreu, nesta terça-feira (17), o jornalista, historiador e curador do Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida), Lauthenay Perdigão. Lau, como era carinhosamente conhecido, notabilizou-se pela vasta coleção sobre a história do desporto alagoano e nacional, o que o levou a expor uma série de registros e verdadeiras relíquias, especialmente do futebol local, no museu localizado no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

O museu segue fechado a visitações em virtude da pandemia da Covid-19, período em que o jornalista teve de se afastar das atividades para cuidar da saúde. Lauthenay tinha 86 anos e precisou ser novamente hospitalizado na última quinta-feira, vindo a óbito cinco dias depois. Cardiopata e renal crônico, o jornalista foi acometido pela doença de Parkinson e também sofria do Mal de Alzheimer. A família informou que o velório acontece na capela 3 do Campo Santo Parques das Flores, em Maceió, onde Lauthenay será sepultado às 11h desta quarta-feira (18).

Em 2019, Lau foi homenageado pelos jornalistas Mário Lima e Wellington Santos com a obra “Dom Lauthenay, um Quixote do Esporte Nacional – vida, obra e luta do guardião da memória esportiva alagoana e brasilaira” (foto abaixo). Publicado durante a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o livro narra, em 480 páginas, a trajetória de Lauthenay e traz fatos marcantes de sua relação com a história do esporte nacional. 

Lauthenay ficou conhecido, ainda, pelo seu trabalho social. Ele foi o idealizador do Campeonato das Comunidades Carentes, que reunia, nos campos de futebol da orla lagunar, centenas de crianças e adolescentes de vários bairros de Maceió. A iniciativa, inclusive, inspirou a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) a criar, em 2017, a Taça das Grotas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »