Além disso, todas as escolas receberam tapetes sanitizantes, renovação de mobília e recolhimento de equipamentos inservíveis. Para garantir o distanciamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias como forma de conter o número de casos da Covid-19, será feito um revezamento com frequência média de, no máximo, 60% dos alunos em sala de aula.
Todas as unidades serão equipadas com EPI’s. Foto: Luan Oliveira/Ascom SemedO secretário municipal de Educação, Elder Maia, confirma que há tratativas para disponibilizar conteúdo pedagógico com aulas assíncronas. “Como adotaremos o formato híbrido de aulas, estamos estudando a possibilidade de disponibilizar material através de um aplicativo e através de aulas, a serem veiculadas pelo canal 8.1, da Universidade Federal de Alagoas, o qual pode ser sintonizado em sinal aberto”, explica ele.
O distanciamento social também deverá ser respeitado no transporte, a ser feito por uma frota de ônibus recentemente renovada. O deslocamento dos alunos deverá contar com monitores, treinados para atender aos protocolos sanitários, e motoristas, treinados para conduzir os alunos com conforto e segurança.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também definiu um checklist a ser cumprido pelas escolas municipais, que inclui retirada de materiais inservíveis, entrega de EPIs, totens de higienização das mãos com álcool gel e eletroeletrônicos. Somado a esses esforços, a Vigilância Sanitária de Maceió irá participar do processo de preparação e distribuição da merenda aos estudantes, observando os cuidados sanitários.
Delane Barros/Ascom Semed