MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
25/07/2021 às 12h40min - Atualizada em 25/07/2021 às 12h40min

Vacinação contra a Influenza segue apenas nas unidades de saúde

Cobertura ainda não atingiu meta de 90% de todo grupo prioritário, mas Maceió mantém imunização até finalizar estoque de doses da vacina

Ascom SMS
http://www.maceio.al.gov.br/
Aplicação de vacinas será feita apenas nas unidades de saúde (Foto: Ascom SMS/ Arquivo)

A vacinação contra a Influenza terá continuidade em Maceió até a finalização dos estoques de doses do imunizante. Mas a partir de segunda-feira (26), a aplicação dessas doses estará disponível para a população em geral, a partir dos seis meses de idade, apenas nas 53 unidades de saúde do município definidas para a campanha.

“Com a adoção das novas estratégias da campanha, o saldo de vacinas que tínhamos em estoque já está bastante reduzido, por isso, vamos concentrar os esforços da imunização contra a Influenza apenas nas salas de vacina das unidades do município”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde de Maceió, Fernanda Rodrigues.

Com um total de 171.806 doses aplicadas até este sábado (24), Maceió alcançou o percentual de 78,45% da população do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal na campanha de imunização contra a Influenza, que é de 219.010 pessoas.

A Secretaria de Saúde de Maceió colocou em prática duas medidas estratégicas para aumentar a cobertura: intensificou a aplicação de doses da vacina com a realização do “Dia D”, em 9 de julho; e ampliou a imunização para toda a população. Mesmo assim, o percentual não atingiu a meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo da campanha.

Correção do percentual

No último dia 14, foi informado que Maceió havia alcançado 81,56% de imunização. No fechamento dos números da semana, observou-se que o cálculo havia incluído 41.968 pessoas do público em geral que haviam se vacinado desde a abertura da campanha para as pessoas acima de seis meses de idade que não compõem o público preferencial.

Esta análise não se aplica ao cálculo da meta preconizada pelo MS, que considera, para efeitos de imunização, as categorias que constituem o público preferencial, mais suscetíveis a complicações por infecção viral.



Vacina contra a Influenza na gestante protege tambem o bebê. Foto: Divulgação Internet

A Gerência de Imunização de Maceió chama a atenção de quem ainda não se vacinou contra a doença para procurar as unidades de saúde para receber sua dose do imunizante e prevenir casos graves de infecção por Influenza, que costumam aumentar durante o inverno.

“É fundamental alcançarmos a meta de cobertura vacinal do público-alvo da campanha, que é mais suscetível à doença. A meta é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”, afirma a enfermeira Joyce Marques, técnica da Gerência de Imunização do município.

Em relação às doses aplicadas para o grupo preferencial da campanha, apenas o dos idosos superaram a meta do Ministério, com a aplicação de 76.424 doses, correspondente a um percentual de 94,54%.

Nos demais públicos do grupo prioritário, a cobertura se encontra da seguinte forma: crianças a partir dos seis meses (50.526 doses – 63,71%); gestantes (6.671 doses – 63,05%); puérperas (964 doses – 55,43%); trabalhadores de saúde (30.037 doses – 86,79%) e professores (7.184 doses – 60,16%).

Somando os esforços na campanha de imunização contra a Influenza, a vacinação da população geral também alcançou um bom resultado até o momento, com a aplicação de 108.340 doses do imunizante.

Onde se vacinar contra a Influenza

Para aqueles que ainda não puderam se vacinar contra a Influenza, a Gerência de Imunizações do município informa que a população deve se dirigir a uma das 53 unidades de saúde que estão aplicando a vacina no horário das 8h às 17h.

Ascom SMS

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90