MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
23/07/2021 às 20h09min - Atualizada em 23/07/2021 às 20h09min

Checado: ônibus escolares padronizados pelo FNDE foram comprados com recursos próprios de Alagoas

Mensagem enganosa que circula no WhatsApp informa que Governo Estado teria plotado veículos sem ter participação no investimento

Agência Alagoas
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/
Agência Alagoas

Circula em grupos do WhatsApp a informação de que ônibus escolares supostamente doados pelo Ministério da Educação teriam sido plotados com adesivos do Governo de Alagoas. A mensagem é enganosa. Os ônibus são padronizados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), mas foram adquiridos com recursos próprios do Estado de Alagoas e parte da frota foi adesivada com os símbolos do programa Escola 10. 

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informou que os veículos com os dois tipos de adesivos, mostrados nas fotos que acompanham a mensagem, são da rede estadual e foram adquiridos com recursos próprios. O investimento de mais de R$ 60 milhões faz parte do projeto “Meu transporte novo”, lançado no dia 08 de julho. O repasse financeiro está detalhado no Portal da Transparência

A mensagem enganosa utiliza imagens de ônibus escolares com o intuito de dizer que o Governo de Alagoas teria se aproveitado de recursos federais para se promover e ocultar investimentos do Governo Federal: “Ônibus escolares doados pelo Ministério da Educação (FNDE), porém Renan Filho mandou plotar todos os ônibus, onde está o adesivo do Min. da Educação, plotou com o adesivo Escola 10, agora pasmem, ainda colocou um adesivo: ônibus adquirido com recursos próprios do Governo de Alagoas, querendo induzir as pessoas com a aquisição de araque. Vamos divulgar pra todos os grupos, até chegar nas autoridades competentes (sic)”, acusa o texto.

A Seduc informa que os 300 ônibus escolares adquiridos serão utilizados em todas as regiões alagoanas, sendo que 200 já começaram a ser fornecidos aos gestores municipais e outros 100 serão utilizados pela rede pública estadual. A Seduc afirma que mais de 75 mil alunos serão contemplados com a entrega dos novos ônibus.

Questionada a respeito da adesivação realizada em Alagoas, a assessoria de comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou que as informações adesivadas nos veículos não fogem da normalidade. “Pelas imagens encaminhadas não é possível determinar nenhum tipo de irregularidade”, informou a nota, confirmando ainda que as compras foram realizadas com recursos próprios.

FNDE

A compra dos veículos do tipo Ônibus Rural Escolar (ORE) é feita por meio do programa Caminho da Escola, do FNDE, vinculado ao Ministério da Educação. O programa desenvolve padrões para diversos tipos de ônibus escolares e realiza pregões eletrônicos para selecionar empresas aptas a fornecer veículos com o menor preço possível. A partir daí, Estados e Municípios podem, de forma simples, adquirir ônibus escolares construídos especificamente para essa finalidade e que são adequados à realidade de cada região.

Uma das maneiras de Estados e Municípios participarem do programa é comprando os ônibus com recursos próprios, bastando aderir às atas do programa. Esse foi o caso de Alagoas.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos

relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90