MENU

20/07/2021 às 14h13min - Atualizada em 20/07/2021 às 14h13min

Alagoas! VIDA NOVA NAS GROTAS

Por: Redação
http://alagoas.al.gov.br/

Lançado em 2016 sob o nome “Pequenas Obras, Grandes Mudanças” para executar uma série de melhorias em mobilidade urbana nas comunidades de Maceió, o programa Vida Nova nas Grotas foi ampliado em 2017 a partir da parceria firmada com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) e se transformou em uma plataforma de ações que congrega todas as secretarias de Estado de Alagoas na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas.

Ao voltar o olhar do Estado para comunidades até então invisíveis para o poder público, o trabalho pioneiro do Vida Nova nas Grotas tem sido internacionalmente reconhecido em importantes premiações. Venceu, em 2019, o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, apesar das limitações causadas pela pandemia do novo coronavírus, em novembro de 2020 foi vencedor do prêmio World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, sendo reconhecido pelo impacto gerado na vida dos moradores. Também foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, realizado pela ONU em Abu Dahbi, em 2020.

Até agora, o Vida Nova nas Grotas já beneficiou 70 comunidades da capital alagoana, com um investimento de R$ 152 milhões. Entre as ações de acessibilidade e mobilidade urbana, executadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está a construção de escadarias, corrimão, pavimentação, passeios, pontilhões, meio-fio, muro de arrimo, canaletas, além de quadras poliesportivas em algumas comunidades. Já o programa de Melhorias Habitacionais, tocado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), reforma moradias por dentro e por fora.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »