MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
13/07/2021 às 18h09min - Atualizada em 13/07/2021 às 18h09min

Vacinação Covid-19: Maceió supera estimativas de público

Cássia Oliveira / Ascom SMS
http://www.maceio.al.gov.br/
Imunização contra a Covid-19 tem sido célere e eficiente em Maceió. Foto: Secom Maceió

Aplicação imediata de todas as doses encaminhadas pelo governo federal garante eficiência e avanço à cobertura vacinal

A Prefeitura de Maceió mantém a meta de avançar cada vez mais na imunização da população contra a Covid-19. Para isso, tem desenvolvido eficiente sistema de aplicação imediata de todas as vacinas encaminhadas pelo governo federal. Com isso, o Município segue na frente de outras capitais no processo na administração de doses recebidas.

Em relação à aplicação da primeira dose, por exemplo, o empenho da gestão do prefeito JHC mantém a capital alagoana na liderança das estatísticas, superando as estimativas em diversos públicos contemplados pela vacinação, ampliando assim a imunização contra a doença. “Vacinar toda população de Maceió é minha maior prioridade. Seguiremos avançando cada vez mais”, tem afirmado o prefeito.

Com mais de 568 mil doses aplicadas (1ª e 2ª doses), o município tem avançado principalmente na imunização dos públicos mais suscetíveis à doença, como os idosos, pessoas com comorbidades, população em situação de rua e trabalhadores da área de Saúde, superando as estimativas previstas no planejamento inicial da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Os números divulgados até ontem (12) mostram que já receberam a primeira dose em Maceió 114.331 idosos com 60 anos ou mais, atingindo o percentual de 111,79% vacinados nesse grupo. Entre os trabalhadores da Saúde, esse percentual já alcançou 122,65%, com 58.006 pessoas vacinadas acima do público estimado, que era de pouco mais de 47.200 pessoas.

Entre os indivíduos vacinados por sua condição de comorbidade, o percentual já chegou aos 108,91%; Na área da limpeza urbana, a 1ª dose já foi aplicada em 1.751 trabalhadores (113,04%), quando a estimativa inicial era de 1.549 pessoas. Outro público que surpreendeu foi o da população em situação de rua, onde foram vacinadas 1.550 pessoas, diferentemente das 495 previstas na estimativa inicial, representando um incremento de 313%.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, temos utilizado as estimativas de diversas fontes, sendo elas: a quantidade de doses recebidas; levantamentos estaduais e federais; levantamentos e estimativas municipais e a Campanha da Influenza 2020.

O público maceioense tem respondido ao avanço das etapas de vacinação, de modo que não tem havido sobra de doses. “Seguimos com a determinação de vacinar todos os públicos definidos nos Planos de Imunização contra a Covid-19 imediatamente após cada recebimento de novas doses”, explica Fernanda. “Inclusive, algumas etapas têm sido interrompidas por falta de vacina, pois nossa meta é aplicar todas as doses que estiverem disponíveis”, frisa a diretora.

Esta semana, foi priorizada a administração da primeira dose às gestantes e puérperas. Com o avanço da procura por esse público, foi suspensa a oferta de vacina por faixa etária até a reposição do estoque, esperado para os próximos dias.

Outras informações sobre a vacinação estão disponíveis no site vacina.maceio.al.gov.br.

Cássia Oliveira / Ascom SMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90