MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
02/07/2021 às 21h51min - Atualizada em 02/07/2021 às 21h51min

Em Maceió, JHC compartilha diagnóstico da educação municipal e lança 1º Painel de Indicadores.

Por: Redação
deolhoalagoas.com.br
Por: Raudrin de LIma
Em evento bastante prestigiado na manhã desta sexta-feira (2), o prefeito de Maceió, JHC, lançou o primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município, no auditório da Escola Nosso Lar, no bairro do Vergel do Lago. O documento trata do maior diagnóstico já realizado sobre a Educação Municipal em todo o país e será norteador para realizar o planejamento estratégico da Educação Municipal para os próximos anos.
 
Em conversa com à imprensa, JHC, fez questão de enfatizar que " Com esse painel foi possível coletarmos dados, estratificarmos a realidade da educação em nosso município, que não vai nada bem, mas a gente precisa dar transparência a esses.Com esses dados públicos, nós vamos, além da prefeitura conseguir definir estratégias prá que a gente possa desenvolver o ensino, nós vamos conseguir também, parcerias políticos, institucionais, acordos de cooperação, com instituições que vão nos ajudar a montar o melhor planejamento para vencermos esses índices terríveis que nós temos na nossa educação...".

Ainda segundo, JHC, já houve um avanço que foi vencer o primeiro índice negativo, a evasão escolar, colocando mais 4000mil alunos para a nossa rede de ensino que estavam fora da sala de aula. Isso é um indicador que vem caindo a oito (8) anos, então, nós conseguimos fazer com quê nós voltassemos à curva de crescimento, agregando mais alunos pra nossa rede de ensino, e daí, conseguindo dar oportunidades, especialmente para essas crianças. Continuou, JHC, dizendo que, " Nós não podemos naturalizar  o que acontece hoje - crianças fora de sala de aula - , precisamos dobrar o número de crianças que estão hoje dentro das nossas creches, aproximadamente 9000mil crianças."

A nossa intenção é que nós façamos a universalização do ensino na nossa capital e para isso, vamos precisar construir mais escolas, aproximadamente mais trinta e duas (32) pra que a gente possa abarcar todo o contigente de alunos(as) para serem absorvidos pela nossa rede de ensino. Pontuou.

Sobre contratações e capacitação

Na oportunidade, JHC também falou sobre contratações para a àrea de educação, afirmando que, " Nós temos uma carência de profissionais, a gente já está aproveitando, inclusive já chamamos professores do último concurso e vamos fazer uma nova rodada, um novo chamamento desses professores do último concurso. Sendo necessário e o volume que nós estamos trazendo de investimentos para a nossa rede de ensino,  será necessário novas contratações de acordo com os estudos que estão sendo feitos, pois precisam caber no impacto do orçamento da secretaria, mas da forma que nós estamos planejando é para que a gente consiga abarcar e com o novo FUNDEB, aprovado inclusive com o meu voto que tive a alegria de trabalhar e ajudar a aprovar o novo FUNDEB, nós conseguimos aí, gradualmente a cada ano, aumentar também os valores de repasse e  temos uma previsão dessa subvinculação que era de 60 e agora de 70 para o salário dos profissionais do magistério, então, que a gente consiga dessa maneira, arrumar o espaço que a gente precisa para contratar novos professores, inclusive, capacitá-los para esse momento que estamos vivendo, concluiu.

Reitores acompanhados do secretário Elder Maia, vice - prefeito Ronaldo Lessa e do prefeito JHC - Por Marcos Souza


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90