MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
01/07/2021 às 20h26min - Atualizada em 01/07/2021 às 20h26min

Educação lança primeiro painel de indicadores educacionais de Maceió nesta sexta-feira (2)

Ascom Semed
http://www.maceio.al.gov.br/
Além da apresentação, evento contará com duas palestras.
Planejamento estratégico do município é avançar na educação com indicadores e resultados do censo escolar 2020 e inteligência de dados
 

A Prefeitura Municipal de Maceió lança, nesta sexta-feira (2), o primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município de Maceió. O evento ocorrerá de forma semipresencial às 10h, no auditório da Escola Nosso Lar, no bairro do Vergel do Lago, e será transmitido ao vivo pelos canais oficiais do YouTube e redes sociais do órgão municipal.

O documento, que trata do maior diagnóstico já realizado sobre a Educação Municipal em todo o país, será apresentando pelo secretário municipal de Educação, Elder Maia.

A programação contará, ainda, com a realização de duas palestras: a primeira será guiada pelo promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público Estadual, Lucas Sachsida, que abordará o tema “Educação e os desafios nos tempos de pandemia”, e em seguida, acontecerá a conferência principal, ministrada pela professora e diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, sobre “Gestão da Educação Básica no Brasil: avanços e desafios na garantia do direito à educação”.

Estarão presentes autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Documento está dividido em três volumes.
 

O Primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município de Maceió está dividido em três volumes. São eles: acesso, permanência e aprendizagem. Ele será lançado nas versões digital e impressa. Serão 800 páginas contendo 45 indicadores educacionais distribuídos por unidades escolares, que são as Escolas de Ensino Fundamental e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Segundo o secretário de Educação, todos os indicadores, dados, métricas e resultados foram extraídos do censo Escolar de 2020, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

A pesquisa foi realizada pelo secretário em parceria com a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anabelle Lages, e contou com o apoio dos pesquisadores do Observatório Educacional do Município de Maceió (OBEM), criado pela gestão do prefeito JHC.

O secretário municipal de Educação explica que a partir desse documento, será possível realizar o planejamento estratégico para os próximos anos da Educação Municipal.

“A partir de agora, cada tomada de decisão no âmbito da gestão educacional terá como norte o painel dos indicadores, que será utilizado como um acervo vivo de consulta com base na inteligência de dados”, ressalta o secretário.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90