Alagoas recebeu 40 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. Durante inspeção dos equipamentos, na tarde deste sábado (13), o governador Renan Filho (MDB) disse que vai abrir mais 40 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 até a próxima quinta-feira (18).
Com os 40 novos leitos, o total de leitos exclusivos para Covid-19 em Alagoas aumenta para 350. Até a noite dessa sexta (12), quando os respiradores chegaram ao estado, a maioria dos hospitais de Alagoas tinha mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.
“Com esses 40 novos respiradores que recebemos e com os monitores multiparâmetros, que o Estado adquiriu com os próprios recursos, nós vamos, durante essa semana, até quinta-feira, abrir 40 novos leitos de UTI em Alagoas, chegando ao total de 350 leitos de UTI exclusivos para tratar Covid”, Renan Filho.
Acompanhado dos secretários da Saúde, Alexandre Ayres; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; e da deputada federal Tereza Nelma, o governador inspecionou os respiradores, armazenados no Almoxarifado da Assessoria Técnica em Equipamentos da Saúde e Patrimônio (ATESP), no bairro do Farol, em Maceió.
Distribuição dos 40 novos leitos de UTI para Covid-19:
“Para que o alagoano tenha noção do que isso representa, Alagoas tinha, antes da pandemia, 180 leitos de UTI. Agora tem os mesmos 180 mais 350 que instalamos durante a pandemia do coronavírus, num trabalho gigantesco feito pela Secretaria de Saúde”, disse o governador.
O secretário Alexandre Ayres ressaltou a importância da adoção de medidas para tentar evitar o contágio pelo novo coronavírus.
“O trabalho tem sido muito cansativo, exaustivo para todos os profissionais de saúde, mas a gente está firme no enfrentamento e conta com a colaboração da população: usando máscara e evitando as aglomerações”, disse.
Também neste sábado, o governador Renan Filho, se reuniu, por meio de videoconferência, com os governadores do Nordeste para discutir a aquisição de 36,9 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
“Ficou definido que os Estados vão, até quarta-feira (17), assinar o contrato para a compra da vacina russa Sputnik. O Ministério da Saúde garantiu que tem, também, interesse em comprar e que, até quarta, trabalhará firme para promover a compra. Se o Ministério estiver pronto até quarta, fará a compra diretamente; senão, os Estados vão comprar e o Ministério fará a restituição. Essas vacinas serão utilizadas para fortalecer o Plano Nacional de Imunização”, explicou.