O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (10), a distribuição das 100.280 doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer que chegaram nos últimos dois dias em território alagoano. A ação ocorre por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e deve destinar para os municípios as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) com 60.500 das vacinas produzidas pela Fiocruz e 39.780 imunizantes da Wyeth/Pfizer.
Do total de doses recebidas, o PNI/AL deu início à distribuição de 49.172 imunobiológicos, sendo 20.810 doses de AstraZeneca e de 28.362 vacinas da Pfizer para que as secretarias municipais de Saúde utilizem os imunizantes na aplicação da primeira dose na população com idades de 53 e 54 anos. O anúncio da imunização da nova faixa etária foi publicado na quarta-feira (9), pelo governador Renan Filho, em suas redes sociais, e endossado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que postou um vídeo em seu perfil no Instagram.
As outras 39.690 doses de fabricação da Fiocruz ficaram retidas na sede do PNI/AL para serem utilizadas, posteriormente, como segundas doses e 11.418 vacinas da Pfizer também ficaram sob responsabilidade da gestão estadual, e serão distribuídas na próxima remessa, quando mais municípios poderão receber doses do imunizante.
No documento de distribuição consta que alguns municípios receberão doses do imunizante Pfizer e não da AstraZeneca. O PNI/AL explica que as cidades terão à sua disposição as doses da Pfizer que contemplam a população estimada para vacinação. Até o momento, 13 municípios estão listados para utilizar as doses da vacina fabricada pela farmacêutica: Maceió (16.800), Arapiraca (3.582), São Miguel dos Campos (804), Marechal Deodoro (786), Roteiro (60), Coruripe (780), União dos Palmares (894), Atalaia (588), Teotônio Vilela (582), Delmiro Gouveia (750), Penedo (948), Rio Largo (1.134) e Santana do Ipanema (654). A lista completa com o quantitativo de vacinas Covid-19 distribuídas a pela Sesau para cada município pode ser acessando clicando aqui.
Os lotes estão acondicionados e à disposição dos municípios nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, as vacinas da Pfizer em uma temperatura entre -25° e -15° Celsius e as doses da AstraZeneca entre 2° e 8° Celsius.
Para a retirada das doses e dos insumos é preciso fazer uma solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente com a Central de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com ou com a Central de Arapiraca pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.