MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
17/06/2024 às 11h41min - Atualizada em 17/06/2024 às 11h41min

Bolsonarismo pode ter “causado” surto de sarna em Balneário Camboriú (SC); entenda

Publicado por Augusto de Sousa
https://www.diariodocentrodomundo.com.br
Creches de Balneário Camboriú (SC) passam por desinfecção. Foto: reprodução

Famosa como uma das cidades mais bolsonaristas do Brasil, Balneário Camboriú tem o registro de surto de escabiose, conhecida como sarna, em duas creches do município em que, no segundo turno das últimas eleições, 74,57% dos habitantes votaram em Jair Bolsonaro (PL) contra 25,43% em Lula (PT).

E, segundo o NSC Total, o bolsonarismo pode ser a “causa” do surto de sarna. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sugerem que o abuso de ivermectina, incluído nos “kits Covid” e propagado pelo ex-presidente, pode ter tornado o parasita Sacorptes scabiei, responsável pela doença, mais resistente.

Em 2021, um estudo da Ufal destacou a superresistência adquirida pelo ácaro Sacorptes scabiei devido ao uso excessivo de ivermectina. O médico infectologista Fábio Gaudenzi de Faria, da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, reconhece a possibilidade dessa relação em Balneário Camboriú, mas ressalta que é necessária a avaliação da resistência do parasita para confirmação.

A escabiose não é monitorada pelo Ministério da Saúde, o que dificulta a coleta de dados precisos sobre a doença. Faria aponta que, “se houver um aumento dos surtos vamos precisar mudar a vigilância, para entender o motivo da mudança do perfil”.


Bolsonaro oferecendo ivermectina para ema. Foto: Adriano Machado/Reuters


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90