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16/06/2024 às 16h45min - Atualizada em 16/06/2024 às 16h45min

Estudante da rede estadual vai representar Alagoas no Programa Jovem Senador 2024

Priscila Alves é da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, e soube da conquista no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, ao voltar do intercâmbio na Inglaterra pelo Programa Daqui para o Mundo

Cecília Calado / Ascom Seduc
https://alagoas.al.gov.br
Priscila retornou de intercâmbio na Inglaterra e será Jovem Senadora Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

A rede pública estadual de ensino tem revelado verdadeiros potenciais e talentos que superam limites, divisas e fronteiras geográficas. Um claro exemplo dessa proficiência é a estudante Priscila Alves, da Escola Estadual Santos Dumont (Rio Largo), que recém-chegada de um intercâmbio na Inglaterra, com o Programa Daqui para o Mundo, foi surpreendida com a notícia de que já tem outra viagem programada: o próximo embarque será para Brasília, onde, entre os dias 05 e 09 de agosto, representará Alagoas no Programa Jovem Senador 2024, o qual permitirá uma semana de vivência legislativa no Congresso Nacional.

A intercambista e agora a mais nova jovem senadora 2024 foi selecionada pelo programa por meio de um concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Ao final do processo, é escolhida a melhor redação de cada unidade da federação e o autor/a do texto ganha a oportunidade de conhecer as atividades do Senado Federal por uma semana, e ainda, de apresentar sugestões que podem vir a tramitar como projetos de lei.

Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Divisor de águas

Surpresa, Priscila disse que não esperava ser selecionada para representar Alagoas no programa. “Eu ainda estou em choque. Eu me dediquei bastante para fazer a redação, mas não esperava que ela fosse ganhar tamanha repercussão. Estou muito feliz e grata em saber que todo esforço valeu a pena”, diz ela.

Incentivada pelo pai a discutir sobre a conjuntura política do Brasil, a jovem senadora explica que abordou no seu texto a falta de transparência nas contas públicas. “Eu acho que a falta de uma linguagem acessível acaba desmotivando a gente a fiscalizar as contas públicas e a denunciar as possíveis irregularidades. Então eu quis tratar sobre isso no meu texto e trazer o resultado da não fiscalização, que é a corrupção”, explica Priscila.

Segundo Leandro Lima, gerente especial de Programas e Projetos da Rede Estadual, a experiência no Senado é um divisor de águas para a vida dos estudantes, tanto para aqueles que já se consideram indivíduos  políticos, quanto para aqueles que ainda não se veem dessa forma. “Programas como esse colocam os alunos como protagonistas e os incentivam a participar de maneira efetiva da nossa construção política. Isso é importantíssimo, porque, afinal, eles são o futuro do nosso país”, frisa.

Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Orgulho da comunidade escolar

Nas etapas de seleção do programa, a jovem senadora teve o apoio e o auxílio da professora Judy Cavalcante, de língua portuguesa e linguagens. Ela relata que, durante a produção textual, Priscila já se destacava pelo excelente nível gramatical e marcas de autoria. “Já era notável que ela teria um destaque absoluto, não só pela seleção de repertórios utilizados, como também pela consistência de sua estrutura textual, excelente nível gramatical e marcas de autoria presentes no tema proposto”, pontua.

Douglas Costa, gestor geral da Santos Dumont, fala dos sentimentos de orgulho e satisfação de toda a comunidade escolar pela conquista de Priscila. “Nós estamos vibrando pela conquista da Priscila que, mais uma vez, tem mostrado que estudantes de escola pública têm potencial para alcançar e chegar em lugares altos. Essa conquista não só enaltece o esforço individual da nossa estudante, mas também evidencia o compromisso da comunidade escolar em proporcionar oportunidades e apoiar o desenvolvimento de seus alunos”, afirma ele.

Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Por último, Priscila revela que pretende seguir a área de Relações Internacionais e atuar na diplomacia do país. “Tenho pensando desde o ano passado em fazer Relações Internacionais quando terminar o ensino médio, e agora, depois do intercâmbio, sinto que esse desejo só aumentou. Quero atuar na área da diplomacia representando os interesses do meu país”, conta.


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