MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
01/06/2021 às 22h16min - Atualizada em 01/06/2021 às 22h16min

Taxa de ocupação de UTI/Covid em Arapiraca se mantém em 100%; secretária de Saúde cita banalização dos cuidados por parte da população

Redação
https://www.cadaminuto.com.b
Foto: Reprodução / Internet

A ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com Covid-19 em Arapiraca ainda se mantém em 100%. Todos os 75 leitos exclusivos do tipo no município estão ocupados, segundo a atualização, desta terça-feira (1), do Boletim Epidemiológico da Secretária de Estado da Saúde (Sesau). Em entrevista à TV, a secretária de Saúde alertou sobre o número de leitos e pediu que a população mantenha os cuidados.

Além dos 75 leitos de UTI, exclusivos para Covid-19, Arapiraca também dispõe de 115 leitos clínicos para paciente com Covid, destes, 100 estão com pacientes, o que equivale a 85% do total.

A situação da Saúde no município é preocupante, pois o município também atende à população de outras cidades do Agreste alagoano, e os três principais hospitais que recebem pacientes para tratar a Covid-19 estão sem leitos de UTI disponíveis.

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), o Centro Hospitalar Manoel André (Hospital Chama) e o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho (Hospital Regional) estão com 100% de ocupação nas UTIs. Quanto aos leitos clínicos, as unidades hospitalares registram 97%, 90% e 80%, respectivamente.

Em entrevista à TV Gazeta, a secretária de Saúde de Arapiraca, a médica Luciana Fonsêca, disse que a o município já vem há duas semanas com o aperto de leitos e que unidades de Saúde estão sempre cheias devido ao aumento de número de casos.

Luciana Fonsêca também afirmou que a população deve continuar mantendo os cuidados necessários para evitar a contaminação pela Covid-19. A médica disse que há um fluxo grande de pessoas adoecendo e que há uma preocupação da Pasta, não só com a situação de Arapiraca, mas com a situação da região Agreste, que o município também presta atendimento.

A secretária municipal de Saúde lembrou que a população é peça fundamental para evitar o contágio pela Covid-19 e disse que é possível observar uma “banalização” dos cuidados recomendados e que já são conhecidos há mais de um ano, pois foram amplamente divulgados pelos órgãos de Saúde e governamentais.

A médica também afirmou que o Município aguarda um posicionamento do governo estadual sobre uma possibilidade de abertura de novos de leitos de UTI/Covid.

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, nesta segunda-feira (31), o município registrou 139 casos positivos de Covid-19. A cidade tem um total de 26.795 casos confirmados da doença e 466 óbitos. O número de curados é de 25.965 e mais de 80 mil casos descartados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90