MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
12/04/2024 às 12h14min - Atualizada em 12/04/2024 às 12h14min

Lira sai derrotado após decisão em Plenário contrária a Brazão

História de CdB - Por Redação
https://www.msn.com
Lira sai desgastado após o apoio velado à soltura de possível mandante do assassinato de Marielle © Fornecido por Correio do Brasil
  • Os críticos da ordem de prisão expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e referendada pela Primeira Turma da corte afirmavam que a decisão desrespeita a Constituição, que permite a prisão de parlamentar no exercício do mandato apenas em flagrante e por crime inafiançável.

 

A decisão do plenário da Câmara de manter a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) enfraquece o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), fortalece o Supremo Tribunal Federal (STF) e deixa ainda mais confusa a disputa pela sucessão do comando da Casa, marcada para o ano que vem.

Alguns dos principais aliados de Lira encabeçaram as articulações pela derrubada da detenção sob o argumento de que a decisão do Supremo de prender o acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco viola prerrogativas de parlamentares e abre um precedente perigoso.

Os críticos da ordem de prisão expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e referendada pela Primeira Turma da corte afirmavam que a decisão desrespeita a Constituição, que permite a prisão de parlamentar no exercício do mandato apenas em flagrante e por crime inafiançável.

Prisão

Líder da União Brasil (UB), o deputado Elmar Nascimento (UB-BA), foi o principal articulador nesse sentido a fim de impor uma derrota ao STF e declarou publicamente que votaria contra a prisão, na véspera.

Outros nomes próximos ao presidente da Casa, como o presidente do Avante, Luís Tibé, não participaram da votação desta quarta-feira para tentar evitar que tivessem os 257 votos necessários para revogar a detenção.

Diante da pressão de deputados para derrubar a prisão, em determinado momento do dia, até o governo temeu ser derrotado e ver Brazão sair livre do complexo de presídios da Papuda, onde se encontra. Integrantes da base governista previam uma margem apertada de no máximo 10 votos de folga para manter a detenção.

Movimentações

No fim da noite, contudo, foram 277 votos para manter a decisão de Moraes, 20 a mais que o necessário. O resultado foi interpretado como um sinal de que Lira e seus principais aliados não têm a mesma força de tempos atrás.

— Houve um movimento para esvaziar a votação, mas ele não funcionou. Apesar de todas as movimentações feitas pela extrema direita e por parte do ‘Centrão’, a democracia e a decisão do STF prevaleceu, porque ela está ancorada na legalidade — afirmou a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), líder da legenda na Casa.

Ao mesmo tempo, o resultado foi um indício de que, apesar das críticas ao STF, a disposição de impor derrotas à Corte permanece forte na bancada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não tem a mesma ressonância no ‘Centrão’, que costuma ser o fiel da balança das votações na Câmara.

Desgaste

Uma parte dos deputados, contudo, ponderou que a comoção social envolvida no assassinato da vereadora fez a diferença e que os deputados não votaram apenas com a ideia de dar ou não um recado ao Supremo e também levaram em conta o desgaste que seria libertar Brazão.

A aposta de deputados é que o placar indicou que a disputa pela sucessão de Lira está mais aberta do que nunca. Elmar, tido como favorito do presidente da Casa para substituí-lo no cargo, por exemplo, saiu enfraquecido, na avaliação de parlamentares. Essa determinação também gerou atritos com o governo — que anunciou que orientaria a favor da manutenção da prisão.

Na antevéspera da votação, Nascimento chegou a afirmar a interlocutores que era preciso ter "coragem" para defender os deputados e que se ele não tivesse condições de defender a prerrogativa dos parlamentares, ele não teria condições de ser um dia eleito presidente da Casa.

— Mordeu a língua — rebateu um parlamentar da base aliada.

Vídeo relacionado: Arthur Lira chama Alexandre Padilha de “incompetente” (Dailymotion)


Lira chama Alexandre Padilha de ‘incompetente’ e ‘desafeto pessoal’


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90