MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
03/01/2024 às 22h39min - Atualizada em 03/01/2024 às 22h39min

FOGO AMIGO: Aliado de JHC, vereador denuncia descaso em UPA da prefeitura de Maceió

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, administrada pela gestão JHC

Redação
Por: Agência de Notícias
Reprodução - Montagem
Mesmo durante o recesso da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador Leonardo Dias (PL) aproveitou a terça-feira (2), primeiro dia útil do ano, para fiscalizar o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, administrada pela prefeitura municipal.

Durante a fiscalização, Dias constatou alguns problemas de manutenção e funcionamento na unidade. Segundo o vereador, as demandas foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na vistoria, Dias encontrou novamente problemas que já havia denunciado em situações anteriores, como o atraso nas regulações de pacientes. O vereador identificou pessoas que estão aguardando transferência para hospitais há mais de 15 dias.

Em agosto do ano passado, Leonardo Dias denunciou casos de superlotação em UPAs municipais, sendo o motivo na ocasião o mesmo encontrado hoje. Na época, o vereador colaborou com os secretários de saúde do Município e do Estado para transferir pacientes para hospitais.

Cortesia - Vereador durante visita a UPA
"Os problemas de regulação têm sido um problema crônico. Entrei em contato com a Prefeitura para que as pessoas sejam transferidas o mais rápido possível. A regulação é de responsabilidade conjunta com o Governo do Estado, e continuarei insistindo nessa questão até que as medidas necessárias sejam tomadas", afirmou Dias.

UPAs em Maceió

Maceió possui 8 UPAs, sendo que cinco são administradas pela Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e estão localizadas nos bairros Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Chã da Jaqueira, Jacintinho e Jaraguá. Não há relatos recentes de irregularidades no funcionamento dessas unidades.

As outras três UPAs são de responsabilidade do município. A da Santa Lúcia está com obras concluídas, mas nunca funcionou; a do Trapiche enfrenta problemas de estrutura e na regulação de pacientes, conforme apontado pelo vereador Leonardo Dias. Não há relatos recentes de problemas na outra UPA do município, localizada no bairro do Benedito Bentes.

Por: Redação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90