MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
20/12/2023 às 09h35min - Atualizada em 20/12/2023 às 09h35min

EDUCAÇÃO: Em Maceió, alunos e líderes de projeto da Semed denunciam atraso em pagamentos

Conquista Maceió

Redação
Por: Agência de Notícias
Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Professores da iniciativa Conquista Maceió, projeto resultante da parceria da Prefeitura do município e o Instituto Alicerce sofrem com a falta de pagamento, referente ao mês de novembro. O objetivo da união entre os órgãos é apoiar estudantes da rede municipal enfrentando defasagens educacionais.

O programa propõe a participação de estudantes de diversos cursos e instituições de ensino superior de Maceió em escolas públicas, visando oferecer suporte a alunos com lacunas educacionais, com mais de 100 pessoas distribuídas em 91 escolas por meio dessa colaboração.

Segundo a denúncia, o Conquista Maceió estabelece um pagamento de R$16,87 por hora/aula para os professores, denominados "líderes", podendo ministrar até 4 horas/aula diárias, totalizando 20 horas semanais. Já os coordenadores, responsáveis por atuar junto à direção das escolas e executar o planejamento do projeto, trabalham 8 horas por dia.

Essa é a principal fonte de renda da maioria das pessoas envolvidas no projeto", assegura uma fonte à reportagem, sob anonimato. Conforme o denunciante, eles são contratados como Microempreendedores Individuais (MEIs), e há o receio de ruptura dos vínculos com a Prefeitura de Maceió, resultando na interrupção do serviço.

Os profissionais temem ficar sem salário durante o fim de ano, pois a denúncia aponta que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunicou ao Instituto Alicerce a falta de previsão para os pagamentos.

Há também o receio de represálias caso formalizem ou tornem públicas reclamações, pois há relatos de demissões de profissionais terceirizados da BRA, empresa responsável pela limpeza nas escolas de Maceió, após reclamações de salários atrasados em grupos de conversa ou redes sociais.

A reportagem entrou em contato com a Semed, através da assessoria de comunicação, e questionou o atraso no repasse e a suposta não previsão de pagamento para quem atua no projeto Conquista Maceió. Mas(....).

O projeto, iniciado em abril de 2023, tem como objetivo reforçar os estudos nos contraturnos das escolas municipais, promovendo o avanço do desempenho escolar dos alunos em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática. 

A secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas, ressaltou a importância do Conquista Maceió, priorizando alunos em distorção de idade e escolaridade para receberem suporte no contraturno.

O Instituto Alicerce, uma organização sem fins lucrativos, desempenha um papel crucial nesse contexto, selecionando jovens colaboradores por meio de um rigoroso processo de prova, avaliação de currículos e experiências, entre outros testes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90