MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
13/12/2023 às 13h21min - Atualizada em 13/12/2023 às 13h21min

A Lula, Paulo defende que Braskem indenize vítimas, estado e município

Governador pediu apoio da União para que os reparos sejam feitos, de forma urgente, às cerca de 60 mil pessoas atingidas pela Braskem

Gazetaweb
https://www.gazetaweb.com
Pei Fon/ Agência Alagoas - Paulo Dantas se reuniu com o presidente Lula, com o prefeito JHC, com o senador Renan Calheiros e com o deputado Arthur Lira.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, reuniu-se nesta terça-feira (12) com o presidente Lula, o prefeito JHC e parlamentares da bancada alagoana. Na ocasião, o chefe do executivo estadual defendeu que a Braskem indenize cerca de 60 mil pessoas vítimas das atividades da mineradora, que deixou quatro bairros desabitados na capital. Dantas pediu apoio do governo federal para efetivar essa reparação.
 

Dantas também leu ao presidente da República a Carta de Alagoas à Mineradora. No documento há, dentre outras exigências, a reparação urgente às vítimas.

“Solicitei ao presidente Lula para que intermediasse um pacto para que sejam indenizadas as vítimas, os municípios metropolitanos e Governo do Estado. O presidente Lula se comprometeu a estudar o caso e conversar com seus ministros para que haja em busca de um maior acordo consensual para buscar a reparação e a indenização das vítimas”, destacou o governador.   

O chefe do executivo defendeu ainda uma saída conjunta no enfrentamento do que ele chama de crime ambiental provocado pela Braskem e que a indenização seja estendida ao município e ao estado de Alagoas.

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Arthur Lira; os ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil), e os senadores Renan Calheiros, Fábio Fernando Farias e Rodrigo Cunha.

Representantes da Advocacia Geral da União (AGU) virão a Maceió nesta quinta-feira (14) para fazer uma visita aos locais atingidos pela ação da Braskem. Cinco bairros na capital foram afetados pela mineração: Bom Parto, Bebedouro, Mutange, Pinheiro e parte do Farol.

Paulo ainda solicitou auxílio financeiro para marisqueiras e pescadores. Outro tema que foi abordado no encontro foi a instalação da CPI da Braskem, que ficou marcada para ser discutida nesta quarta-feira (13).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90