A Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) ganha força na área de pesquisa científica com a inauguração na manhã desta quarta-feira (22) do Polo de Pós-Graduacão Professora Nadeje Amália do Nascimento, que vai fortalecer os programas de mestrado e doutorado existentes na instituição e possibilitar a criação de novos cursos.
O vice-governador Ronaldo Lessa, que prestigiou a cerimônia de inauguração do novo polo, destacou a importância do Estado estar investindo e garantindo agora uma estruturada unidade de pós-graduação para a Uncisal. “Cada dia que se passa a gente vê como é importante você apostar na ciência, apostar nas pessoas, porque isso aqui é um centro de aperfeiçoamento para as pessoas melhorarem, avançarem”, ressaltou Lessa.
Pei Fon / Agência Alagoas
“Portanto, está de parabéns o governo Paulo Dantas e o reitor da Uncisal e sua equipe. Cada dia mais a gente se orgulha de ver como essas pessoas levam com seriedade e como as coisas estão andando e vai melhorar, sim, a qualidade de vida do nosso povo na medida que a gente apresenta bons serviços, bom trabalho e pessoas competentes e possibilita a implantação de novos cursos", acentuou.
No novo polo, foram investidos recursos no valor de R$ 1.126.000. Foram investidos ainda R$ 835.776 para equipar o novo espaço da pós-graduação com a aquisição de móveis, equipamentos de TI e materiais de mídias.
Pei Fon / Agência Alagoas
O reitor da Uncisal, Henrique Costa, informou que a Uncisal tem hoje quatro cursos de mestrado e dois de doutorado. “Iniciamos a gestão com apenas um curso de mestrado, então tivemos um avanço muito grande. A gente vê agora a possibilidade de crescimento ainda maior com essa estrutura que a gente está recebendo, com o apoio do Governo de Estado de Alagoas, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas). Enfim, são todos unidos para que os programas de pós-graduação da Uncisal avancem”, ressaltou o reitor, que enfatizou ainda o ganho para a comunidade alagoana, principalmente para a comunidade científica, com o novo polo de pesquisa.
A Pró-reitora da Uncisal, Mara Ribeiro, disse que o novo polo é um enorme investimento que o Estado faz para uma universidade pública gratuita. “A pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado, vai gerar acesso ao ensino superior de qualidade, e isso acaba evoluindo para uma resposta que o Estado tem até para questões sociais, educacionais e da saúde”, enfatizou.
“Somos uma universidade da saúde, mas a Uncisal tem cursos que se entrecruzam com a educação, com as tecnologias, enfim, então isso modifica inclusive o futuro do próprio Estado, porque você gerando conhecimento de qualidade, também forma profissionais que vão transformar as ações, as políticas públicas, enfim, é um grande investimento e uma resposta à população sobre a educação e a formação pós-graduada”, acrescentou.
Atualmente a Uncisal tem três cursos de mestrado. Para 2025, a instituição já tem aprovado o doutorado em saúde da família.
O polo conta com recepção, salas de aula invertidas, sala de informática, sala de orientação para os docentes, salas para as secretarias e coordenações dos programas, auditório, salas de reunião, copa e banheiros. Todo o prédio possui adaptação para a circulação e inclusão de pessoas com deficiências.
Pei Fon / Agência Alagoas
Para o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, foi uma satisfação estar na Uncisal novamente para entregar uma nova estrutura de pesquisa e investigação científica. “Isso segue todas as nossas diretrizes do programa de governo que privilegia pesquisa, educação, infraestrutura”, lembrou o secretário. “Toda nossa entrega junto com o nosso reitor, junto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, junto com a Secretaria de Saúde, é para que a gente possa avançar também na educação pública, na investigação científica, na pesquisa”, acrescentou.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, afirmou que a importância do novo polo de pesquisa da Uncisal é tanto para a educação como para a saúde de Alagoas. “O governo está investindo nos alunos para melhorar o serviço público. São novas ideias que vão surgir, são novas ideias que vão ser aplicadas na saúde alagoana” lembrou o secretário.
Pei Fon / Agência Alagoas
Já o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, observou que os investimentos em ciência e tecnologia que o governo de Alagoas vem fazendo, a exemplo do polo da Uncisal, fazem com que o estado forme profissionais para a rede pública estadual.
“Com investimentos como esse, Alagoas consolida ainda mais a atuação das universidades estaduais com esse apoio que transforma a sociedade. Na verdade, a gente vive um novo momento. Falo isso em todo lugar, eu sou aluno egresso da universidade estadual, conheço bem a realidade do passado e vejo o que tem acontecido com a Uneal [Universidade Estadual de Alagoas], especialmente com a Uncisal, com o avanço nos programas de pós-graduação, na ampliação dos mestrados, nos doutorados e com estrutura que de fato merece a universidade”, enalteceu Silvio Bulhões.