MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
26/10/2023 às 18h40min - Atualizada em 26/10/2023 às 18h40min

Alagoas registra mais um caso de meningite; estado soma 13 óbitos

Dos 32 casos confirmados, 29 foram registrados em Maceió, um em Atalaia e outro em São Luís do Quitunde

Regina Carvalho
https://www.gazetaweb.com/
Carla Cleto/Sesau - Em relação aos casos confirmados, a faixa etária com mais notificações da doença é de um a quatro anos de idade
O último boletim epidemiológico semanal sobre a meningite meningocócica aponta a confirmação de mais um caso da doença em Alagoas. Este último foi registrado em Maceió. Agora, o estado tem 32 notificações e 13 óbitos.
 

Dos 32 casos confirmados, 29 foram registrados em Maceió, que tem onze óbitos. Uma notificação e uma morte foram contabilizadas em Atalaia e em Flexeiras. São Luís do Quitunde registrou um caso. Não há casos em investigação.

No dia 15 de setembro, uma reunião realizada entre representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde resultou no reconhecimento do surto de meningite meningocócica em Maceió.

A meningite é uma infecção bacteriana aguda e, quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

Em relação aos casos confirmados, a faixa etária com mais notificações da doença é de um a quatro anos de idade. Neste caso, 14 casos foram contabilizados.

O boletim epidemiológico é produzido com base nos resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que remete os dados ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem seguindo o Plano Estadual de Enfrentamento à Doença Meningocócica. Construído pela equipe técnica da Sesau e dos municípios, ele tem como diretrizes a prevenção, o diagnóstico dos casos de forma precoce, o bloqueio em tempo oportuno feito com medicamentos nos contatos dos pacientes diagnosticados e, principalmente, na assistência por meio da Rede Hospitalar do Estado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90