MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
19/10/2023 às 09h57min - Atualizada em 19/10/2023 às 09h57min

Governo Federal acolhe proposta de Alagoas para divulgar Dia da Consciência Negra

Ministro Paulo Pimenta garante atendimento à sugestão do governador Paulo Dantas em valorizar história da Serra da Barriga

Agência Alagoas
https://alagoas.al.gov.br
Campanha vai destacar a importância da Serra da Barriga e dos alagoanos na passagem do Dia da Consciência Negra. Marco Antônio / Agência Alagoas

O 20 de novembro deste ano será diferente e com destaque nacional. Se depender do Governo de Alagoas e do Governo Federal uma grande campanha publicitária vai destacar a importância da Serra da Barriga e dos alagoanos na passagem do Dia da Consciência Negra. A iniciativa surgiu após o governador Paulo Dantas enviar um ofício sugerindo ao ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, a ideia de reposicionar a data histórica incluindo a valorização das políticas de diversidade.

No ofício, Paulo relembrou que em Alagoas, mais exatamente no Quilombo dos Palmares, nasceu o sentimento brasileiro de liberdade e resistência, e que tanto Zumbi, quanto Dandara estão inscritos oficialmente entre os heróis do Panteão da Pátria. “A iniciativa ganha especial relevância nessa quadra atual da vida do nosso país, em que devemos realçar os valores da democracia, da liberdade, da tolerância, e do respeito à diversidade”, destaca o governador.

Em Brasília, o ministro recebeu nesta quarta-feira o deputado federal Paulão, que detalhou a ideia do governador ressaltando a importância de mostrar ao povo brasileiro que o dia 20 de novembro é uma data que reúne a história de luta do povo negro em nosso país e inclui a valorização das políticas de igualdade racial. Paulão, inclusive, fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados ressaltando este encontro com o ministro e o atendimento do pedido do Governo de Alagoas.

Em 2003, ainda em seu primeiro mandato na presidência, Lula visitou a Serra da Barriga. “O Dia da Consciência Negra tem uma referência direta com Alagoas, com o município de União dos Palmares, onde teve a saga da resistência”, discursou, contando que ministros já confirmaram presença nas comemorações do 20 de novembro em Alagoas. “Tive a grata satisfação de ter audiência com o ministro Paulo Pimenta e ele garantiu que o governo federal terá peças publicitárias em todo o Brasil para marcar o Dia da Consciência Negra”, acrescentou.

"A decisão do ministro Paulo Pimenta de deferir a solicitação do governador Paulo Dantas faz justiça à história libertária de Zumbi e tudo que representou a resistência na Serra da Barriga, pois Alagoas é uma referência especial no Dia da Consciência Negra. Ressaltar esse fato na mídia nacional tem um simbolismo todo especial nesses tempos em que precisamos reafirmar a liberdade, a tolerância, a diversidade e o respeito ao próximo", afirmou o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90